Pierogi de aipim recheado com bacalhau ao molho de vinho branco.
De lisandrowolski
Já havia preparado pierogi antes mas era a receita tradicional com massa somente a base de trigo. Gosto quando a receita exige que você prepare a massa. Dá um trabalho mas o resultado conforta. Como as receitas que preparei para o final de semana exigiam aipim, preparei o gnocchi frito de aipim que já publiquei no blog e esta receita de pierogi. Escolhi o molho a base de vinho branco pois queria um molho suave e que não interferisse no gosto da massa e no recheio. Acho que combinou muito bem pois dobre
Tipo de receita: Prato Principal
Número de doses: 8
Tempo de Preparação: 40 Minuto(s)
Tempo de Confecção/Cozedura: 20 Minuto(s)
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
Massa:600g de aipim cozido e espremido.
400g de farinha de trigo.
02 colheres de sopa de manteiga sem sal.
01 pitada de sal.
01 ovo.
Recheio:
300g de bacalhau dessalgado.
50g de azeitonas pretas picadas e sem caroço.
01 cebola media picada.
03 dentes de alho.
30g de cebolinha picada.
Pimenta do reino a gosto.
06 colheres sopa de azeite de oliva.
01 pitada de sal.
Molho:
03 cebolas médias.
03 colheres (sopa) de azeite de oliva.
500 ml de vinho branco.
120 ml de caldo de galinha.
200g caixa de creme de leite fresco.
Sal a gosto.
Pimenta do reino a gosto.
Gratinado: 300g de queijo parmesão ralado (tiras).
Preparação:
etapa 1
Recheio: Cozinhe o bacalhau dessalgado em uma panela com água fervente. Retire o bacalhau após 03 min e reserve até esfriar. Após esfriar, retire o couro e as espinhas e desfie o bacalhau e reserve em uma vasilha grande. Em uma panela wok, refogue a cebola picada e o alho picado com um pouco de azeite de oliva. Após refogar a cebola e o alho, junte o bacalhau e as azeitonas pretas picadas e misture tudo. Após 02 minutos junte a cebolinha picada, as o restante do azeite oliva, a pimenta do reino a gosto e 01 pitada de sal e misture tudo novamente e reserve.
etapa 2
Massa:
Cozinhe o aipim em uma panela com água. Caso seja de sua preferência utilize uma panela de pressão. Fique atento para que o aipim não fique muito mole ou aguado. Reserve o aipim cozido para esfria-lo. Podendo manuseá-lo, retire a fibra que fica no interior de cada pedaço do aipim. Utilizando um espremedor de batatas, esprema o aipim e reserve. No mesmo recipiente do aipim, adicione a manteiga, o sal, o ovo e um pouco da farinha de trigo (aproximadamente 1/3 da quantia total) e comece a mexer com as mãos. Adicione o resto da farinha aos poucos, verificando sempre se a massa começa a soltar das mãos. Esse é o ponto da massa. Lembre, para que a massa de aipim fique mais saborosa, quanto menos farinha você utilizar, melhor. Manipulando a massa: Em uma superfície plana, limpa e seca, espalhe um pouco de farinha para que a massa não grude. Com a ajuda de um rolo abra a massa. Faça discos de massa com aproximadamente 09 cm de diâmetro. Utilize um contador redondo. Em seguida adicione recheio no centro do disco e dobre a massa sobre o recheio formando uma meia lua. Com “beliscões” feche as laterais do pierogi. Pegue uma panela, adicione água, uma pitada de sal e ferva. Adicione alguns pierogis, espere eles subirem a superfície. Deixe cozinhando na água por mais 02 minutos e retire.
etapa 3
Molho:
Rale as cebolas e reserve. Em uma panela adicione o azeite de oliva e deixe aquecer. Junte as cebolas e refogue até elas ficarem transparentes. Não deixe as cebolas dourarem. Misture o vinho e o caldo de galinha e cozinhe, mexendo de vez em quando até o volume reduzir menos da metade. Adicione o creme de leite, o sal e a pimenta. Misture bem e deixe mais 2 minutos, sem parar de mexer. Retire do fogo.
etapa 4
Montando o prato:
Aqueça o forno do fogão (180 graus célsius). Em um recipiente refratário adicione um pouco de molho. Adicione os pierogis e cubra com o restante do molho. Espalhe o queijo parmesão e leve para gratinar. Bom apetite.
Um comentário:
Nossa essa comida não parecer ter boa cara e gosto bom não....
Postar um comentário