quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pierogi de aipim recheado com bacalhau ao molho de vinho branco

Pierogi de aipim recheado com bacalhau ao molho de vinho branco.
De lisandrowolski



Já havia preparado pierogi antes mas era a receita tradicional com massa somente a base de trigo. Gosto quando a receita exige que você prepare a massa. Dá um trabalho mas o resultado conforta. Como as receitas que preparei para o final de semana exigiam aipim, preparei o gnocchi frito de aipim que já publiquei no blog e esta receita de pierogi. Escolhi o molho a base de vinho branco pois queria um molho suave e que não interferisse no gosto da massa e no recheio. Acho que combinou muito bem pois dobre






Tipo de receita: Prato Principal

Número de doses: 8

Tempo de Preparação: 40 Minuto(s)

Tempo de Confecção/Cozedura: 20 Minuto(s)

Dificuldade: Fácil




Ingredientes:

Massa:600g de aipim cozido e espremido.
400g de farinha de trigo.
02 colheres de sopa de manteiga sem sal.
01 pitada de sal.
01 ovo.

Recheio:
300g de bacalhau dessalgado.
50g de azeitonas pretas picadas e sem caroço.
01 cebola media picada.
03 dentes de alho.
30g de cebolinha picada.
Pimenta do reino a gosto.
06 colheres sopa de azeite de oliva.
01 pitada de sal.

Molho:
03 cebolas médias.
03 colheres (sopa) de azeite de oliva.
500 ml de vinho branco.
120 ml de caldo de galinha.
200g caixa de creme de leite fresco.
Sal a gosto.
Pimenta do reino a gosto.

Gratinado: 300g de queijo parmesão ralado (tiras).
  Preparação:

etapa 1
Recheio: Cozinhe o bacalhau dessalgado em uma panela com água fervente. Retire o bacalhau após 03 min e reserve até esfriar. Após esfriar, retire o couro e as espinhas e desfie o bacalhau e reserve em uma vasilha grande. Em uma panela wok, refogue a cebola picada e o alho picado com um pouco de azeite de oliva. Após refogar a cebola e o alho, junte o bacalhau e as azeitonas pretas picadas e misture tudo. Após 02 minutos junte a cebolinha picada, as o restante do azeite oliva, a pimenta do reino a gosto e 01 pitada de sal e misture tudo novamente e reserve.

etapa 2
Massa:
Cozinhe o aipim em uma panela com água. Caso seja de sua preferência utilize uma panela de pressão. Fique atento para que o aipim não fique muito mole ou aguado. Reserve o aipim cozido para esfria-lo. Podendo manuseá-lo, retire a fibra que fica no interior de cada pedaço do aipim. Utilizando um espremedor de batatas, esprema o aipim e reserve. No mesmo recipiente do aipim, adicione a manteiga, o sal, o ovo e um pouco da farinha de trigo (aproximadamente 1/3 da quantia total) e comece a mexer com as mãos. Adicione o resto da farinha aos poucos, verificando sempre se a massa começa a soltar das mãos. Esse é o ponto da massa. Lembre, para que a massa de aipim fique mais saborosa, quanto menos farinha você utilizar, melhor. Manipulando a massa: Em uma superfície plana, limpa e seca, espalhe um pouco de farinha para que a massa não grude. Com a ajuda de um rolo abra a massa. Faça discos de massa com aproximadamente 09 cm de diâmetro. Utilize um contador redondo. Em seguida adicione recheio no centro do disco e dobre a massa sobre o recheio formando uma meia lua. Com “beliscões” feche as laterais do pierogi. Pegue uma panela, adicione água, uma pitada de sal e ferva. Adicione alguns pierogis, espere eles subirem a superfície. Deixe cozinhando na água por mais 02 minutos e retire.

etapa 3
Molho:
Rale as cebolas e reserve. Em uma panela adicione o azeite de oliva e deixe aquecer. Junte as cebolas e refogue até elas ficarem transparentes. Não deixe as cebolas dourarem. Misture o vinho e o caldo de galinha e cozinhe, mexendo de vez em quando até o volume reduzir menos da metade. Adicione o creme de leite, o sal e a pimenta. Misture bem e deixe mais 2 minutos, sem parar de mexer. Retire do fogo.

etapa 4
Montando o prato:
Aqueça o forno do fogão (180 graus célsius). Em um recipiente refratário adicione um pouco de molho. Adicione os pierogis e cubra com o restante do molho. Espalhe o queijo parmesão e leve para gratinar. Bom apetite.

Um comentário:

Matheuslaville disse...

Nossa essa comida não parecer ter boa cara e gosto bom não....