sábado, 8 de março de 2008

______________Mulher de alma lavada!



Não concordo com datas comemorativas, pois são fruto da mentalidade capitalista, onde vê em tudo, o lucro.
... dia internacional da mulher?! humm e daí, adotou-se essa data devido ao fato ocorrido numa fábrica onde mulheres foram queimadas devido a um incêndio criminoso em NY.
agora eu pergunto? Determinou-se essa data, porque o ocorrido foi nos EUA???
E as diversas mulheres que são torturadas, apedrejadas até a morte no Oriente, passam fome com seus filhos na Africa, ou até mesmo aqui no Brasil, pertinho de nós que morrem a mingua, aguardando uma doação de fubá para fazerem o seu mingauzinho básico, que as deixarão em pé por mais algumas horas? Sei não, tudo me cheira a hipocrisia.
Acredito numa continuidade, sem grandes alardes ou festejos, vivemos diversos tipos de discriminação, e como sanar esse buraco na humanidade, essa falta de respeito com o próximo?!
Ah sim, olhemos no calendário, será que aqui cabe um diazinho aí do Idoso, ou do Deficiente Visual ou quem sabe da Mulher, do Negro, que bom que temos 365 dias, pra deitar e rolar, e podemos por bastante cimento nesse rombo que a sociedade desvia e finge que não vê!!!!







CORAL DAS LAVADEIRAS DE ALMENARA


Primeira formação do Coral:
1991/1992
As lavadeiras do Vale do Jequitinhonha, região situada à nordeste do Estado de Minas Gerais, são guardiãs de antigas canções – batuques, sambas, afoxés, frevos, rodas, modinhas e toadas – cuja origem já se perdeu na memória do tempo.

((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((())))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
São cânticos de trabalho, lúdicos e de louvação, de influência africana, indígena e portuguesa.
Eles revelam a mistura étnica que originou a rica música popular brasileira. A história do Coral das Lavadeiras começou em 1991, a partir da construção de uma lavanderia comunitária no Bairro São Pedro, em Almenara, pelo ex-prefeito Roberto Magno. Incentivadas pelo cantor e pesquisador cultural Carlos Farias, elas passaram a cantar em grupo e criaram a ASLA – Associação Comunitária das Lavadeiras de Almenara, reunindo mais de cinqüenta mulheres.
O trabalho teve logo uma ótima repercussão e elas começaram a participar de festivais na região e em outras cidades do Brasil.

Com a volta do compositor Carlos Farias a Belo Horizonte, em 1994, para cuidar da sua carreira musical, o coral passou a ser coordenado por Tânia Grace Almeida, que permaneceu com o grupo até 1998. Em outubro de 1999 as lavadeiras tiveram a primeira experência em estúdio, ao participarem da gravação de um CD coletivo, em Teófilo Otoni, juntamente com outros grupos culturais do Vale do Jequitinhonha. Esse disco chama-se "Por Cima das Aroeiras" e ficou pronto no ano 2000. Em 2002, com o lançamento do CD-Livro “Batukim Brasileiro – O Canto das Lavadeiras”, terceiro álbum de Carlos Farias, reunindo uma parte do repertório pesquisado, a música das lavadeiras cruzou as fronteiras do país e chegou à Europa. No período de 07 a 17 de março o coral participou do 3º FACR- Festival de Arte, Criatividade e Recreação, realizado na Ilha da Madeira, em Portugal. A apresentação do concerto “O Canto das Lavadeiras”, com Carlos Farias e banda de apoio, causou grande impacto no público e na mídia local.Em 2003 o grupo fez várias apresentações pelo Brasil, com o patrocínio da Telemar, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, lotando todos os teatros e espaços onde se apresentou. O emocionante espetáculo misturou elementos do teatro, dança, música e contação de histórias. Em 2004 e 2005, além de participarem da Conexão Telemig Celular de Música, as lavadeiras e Carlos Farias iniciam a gravação de “AQUA – A Música das Lavadeiras do Jequitinhonha”, contando, novamente, com o patrocínio do Grupo Mod-Line. Este CD-livro ficou pronto em 2005 e resgatou outras canções de domínio público, numa edição primorosa, enriquecendo ainda mais o patrimônio musical brasileiro.




Em 2006 o grupo seguiu encantando o país com o espetáculo “Batendo Roupa, Cantando a Vida”, projeto que incluiu, ainda, a palestra/oficina “Conversa de Lavadeira” e a cerimônia de “bênção das águas”. A arte das lavadeiras-cantoras do Rio Jequitinhonha vem despertando o interesse crescente do público, da imprensa e da crítica especializada. Várias reportagens foram divulgadas nos principais veículos de informação do país, com destaque para os programas Jornal Hoje (14/06/01) Mais Você (02/02/05) e Fantástico (05/02/06), todas da Rede Globo. Elas são um exemplo bem sucedido de inclusão social, através da arte.Atualmente, cerca de trinta e nove mulheres ganham o seu sustento lavando roupas na lavanderia comunitária, em Almenara. Uma dezena delas participa do coral, que vem sendo considerado parte integrante do patrimônio cultural imaterial dessa instigante região de Minas.

Mais informações:http://www.coraldaslavadeiras.com.br/website/


quinta-feira, 6 de março de 2008

...fui no youtube, e digitei sushi de banana, e EUREKA
existe gente + pinel do que eu por aí, kkkkkkk
mega tosco igual esse blog!


quarta-feira, 5 de março de 2008

O blog Squirrel me convidou pra responder essas questões, [eu confesso que não sei o que significa meme!, se alguém souber, please!], fico contente, por ter reconhecimento, e agradeço por denominar meu blog como de conteúdos interessantes, fiquei hiper feliz!!! :)

...
então vamu lá, respondo o que queres saber de ieu...

1- Porque resolveu criar o blog?
...momento de loucura, quando se pensa que pode mudar o mundo, coisa do tipo, ou mesmo pra ter um espaço onde eu possa falar o que penso, escrever meus poemas, viajar na maionese mesmo, acho que é isso.


2- O que te dá mais prazer em blogar?
saber que tem pessoas que compartilham de suas idéias, receber feedbacks, elogios, críticas, e perceber que as pessoas tem muito o que falar, e não são alienadas como tentam nos rotular, [digo no âmbito geral, não só de "jovens"]


3- Porque você deu este nome ao seu blog?
pensei em um nome esquisito que fixasse na cabeça das pessoas, e comecei misturar nomes de comida com coisas estranhas, quando fui ver esse nome não saía da minha cabeça, e deixei ele mesmo, tem até um tópico que viajei na maionegs falando sobre isso aqui.

4- Quanto tempo por dia você gasta com seu blog?
não gasto muito não, ás vezes tô na rua vejo algo, ou lembro de alguma coisa, sei lá, vêm uma idéia maluca eu começo escrever e posto aqui, no comecinho eu tava meio zureta, mas tô tranquilex agora, rs


5- Indique um blog que você considere bom e explique o por que da escolha.
vou indicar o Vírgula Antenada, gosto de passar por lá, acho a Denise piradinha, e autêntica também; o blog é show de bola.



6- Qual é a cor do cavalo de Napoleão?
ele não tinha cavalo, andava de dirigível


7- Qual a primeira coisa que você faz quando acorda?
abro os olhos, hhauhuahuaaha

8- Escreva a palavra que você mais fala no seu contidiano.
ás vezes pareço o Faustão, falo [eita] direto.


9- Por que você fez esse meme?
é tipo uma corrente, eu não quis quebrar! [apesar de eu não saber o motivo desse nome "meme"???]


10- O que você acha do Squirrel?
blog moderno, e com bastante informção sobre música, em especial rock, acho bem descontraído.



minhas 10 perguntinhas pro Vírgula são:
1) qual o motivo que te levou a loucura de se tornar blogueira?
2) quanto tempo você gasta por dia com seu blog?
3) você já pensou em deletar seu blog alguma vez?
4) qual sua profissão, tem alguma influência no seu estilo de blogueira?
5) afinal que diacho quer dizer essa palavra "meme" ?rs
6) indique um blog pra passar o meme adiante, e diga o motivo da escolha.
7) o que você acha do Sushi de Banana?
8) porque os kamikazes usam capacete?
9) qual foi o seu record on line?
10) ja participou de algum encontro real de blogueiros?



-------
viu Lara, não vou cantar o creu, em inglês, ufa escapei dessa!

domingo, 2 de março de 2008

Oi povo, mudei o blog de casa….

Agora é hora de trocar os carpetes, dá uma encerada no piso, conhecer a vizinhança, já viu né toda mudança tem seus prós e contras, estou me adaptando, nada contra esse endereço, mas quis dar um tapa no visu, sabe comu é!

Apesar do Sushi, só ter 1 mês de vida, que por sinal está fazendo hoje, ele já saiu engatinhando pra outras bandas, huahuhauha

Espero que tudo dê certo por lá, nenhum encanamento quebrado, a fiação seja zero bala, a face norte e sul entre muita luz e ar, e é isso, bem vindos a nova casa!!!


o endereço novo é
esse


maaaassss por enquanto eu vou postando por aqui, tô aprendendo como funcionam as coisas por lá!, inté mais!!!