quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como conjugar o verbo amar!



Amar, verbo que se conjuga de várias formas, direta, indireta, no pretérito, no futuro, porém dificilmente no infinitivo, o amar, puro e simplesmente!
A dificuldade em relacionar-se é cada vez mais presente nos dias atuais, pois vivemos num mundo onde o que é rápido e sem conteúdo nos fornece parâmetros para outras questões da vida, transpomos o mundo mercadológico, que foca no Ter, e não no Ser, e somos hipócritas em apontar defeitos alheios, porém não olhamos para dentro de nós mesmos, será que temos a coragem de aceitar o diferente, de nos doarmos sem abrirmos mão de nossas convicções?
Ou somos uma réplica da sociedade vigente, em dias em que o divórcio se faz cada vez mais presente nas famílias, e que casar virou moda, encontramos um paradoxo perfeito, casamos mais para nos divorciarmos mais, ou nos divorciamos mais para casarmos mais? Será que casar é sinônimo de felicidade? Questões que sempre foram presentes no comportamento humano, e que nos leva a pensar sobre o assunto.









Vemos a seguir as diversas formas de amar, em qual será que nos enquadramos?

• Eros, é a paixão, sentimento passageiro, que controla o ser que o vivencia, tem forte envolvimento físico e desejo sexual, acontece de repente pode terminar também de forma espontânea. Quem experimenta esse amor, busca somente um objetivo, ser correspondido pelo ser adorado, se diz que amor Eros, são os casos avassaladores, que influenciam o comportamento normal das pessoas, e as fazem agir como tolas.

• Ágape, que em grego quer dizer, generosidade, consiste em dedicar-se ao outro sem buscar a satisfação própria. A relação no amor ágape, tem como objetivo suprir as necessidades do ser amado, mesmo que em detrimento das próprias vontades e sem ser correspondido. Contenta-se com a alegria do outro, e se sente feliz por isso. Ocorre em sua grande maioria nas relações onde existem infidelidade do parceiro, porém, sublimasse o ocorrido, para que não se perca o ser amado, anulando sua própria felicidade.

• Mania, é a ligação amorosa que tem traços de obsessão e ciúmes em excesso, o indivíduo crê que não é amado em suficiente, e busca provas de amor o tempo todo, como garantia de que é correspondido.


• Ludos, a relação é passageira, sem cobranças, e pode acontecer somente uma vez o encontro entre os indivíduos, o foco está na conquista, e não no ser conquistado, não há compromissos, busca o prazer pessoal sem firmar ligações mais afetivas.

• Storge, podem iniciar à partir de uma amizade, o foco não é na atração física, valores como confiança, respeito e cumplicidade tem maior valia nessa relação amorosa.

• Pragma, amor que prioriza o lado prático das coisas, avalia-se os prós e contras antes de iniciar um relacionamento, a família, o estudo, as vivências do ser candidato a iniciar uma relação amorosa.

Dentro de um relacionamento pode-se encontrar mais de uma forma de amar trabalhando juntas, o essencial é aprender a conviver com o outro, aceitando-o, compartilhando e acima de tudo, respeitando a si mesmo e ao outro.
Angel Ilanah

4 comentários:

Jéssica Moura disse...

Amar pra mim resume em felicidade!
lindo seu blog,senti uma energia boa!
obrigada pela visitam ja te sigo okay??

www.jmphotosnet.blogspot.com

Ale Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ale Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ale Marques disse...

O DON DO AMOR:
- 1 Cor. 13

O PODER DO AMOR
- João 3:16

A FONTE DO AMOR:
- 1 João 4:7-8
- 1 João 4:16.

/\
tenho plena certeza que esse seja o amor ágape, um dos que vc citou.

parabéns pelo belíssimo blog!
-
http://aleartdigital.blogspot.com/