sábado, 23 de abril de 2011

Tempo, saiba utilizá-lo em porções!





É cada vez mais atual cursos, debates e estudos referentes a administração do tempo, todos padecemos do mesmo sintoma, a falta dele, porém há algumas dicas a serem usadas por aquele que como nenhum outro precisa organizar e administrar bem o seu próprio tempo, o trabalhador freelance.
Cronos, na mitologia grega, era a personificação do tempo, este o qual pode ser contado e medido sequencialmente, separados por horas, dias, semanas, meses, anos o qual se perpetuará sendo o mesmo. Mas qual o motivo que nos leva a crer que estamos sempre atrasados ou perdendo a hora? Isso é consequência do mal gerenciamento cronológico das nossas tarefas.
Façamos uma analogia, imaginemos que nosso dia é uma pizza, onde pudéssemos escolher a quantidade de fatias que seriam efetuadas, se escolhêssemos reparti-la em 08 (oito) partes proporcionais, sendo assim 24 (a pizza total) dividida em 08 porções, nos daria o resultado de 03 horas para cada porção, porém é sabido que utilizamos 1/3 do nosso dia para dormir, portanto 24 dividido por 03, resulta em 08h horas, nos restando portanto 16 horas livres para lazer, trabalho, higiene, alimentação e outras tarefas excepcionais.
Já consumimos aí 2 porções e dois terços , restando agora 5 porções e um terço de tempo, como aqui não é aula de matemática, deixemos esses terços para o momento de reflexão sobre a vida! O que nos resta é o suficiente ou não? Vamos analisar a seguir, como utilizar essas 16 horas em média que temos diariamente e distribuir as porções satisfatoriamente para cada atividade.
Se você é um freelance, sabe que no seu dia, uma pizza completa e bem recheada, não lhe satisfaz, não é mesmo! E o que dirá 2/3 dessa pizza então! É temos que fazer o bom uso da sabedoria.
Para fazer com que algo tenha rendimento, poupamos, correto! O nosso tempo muitas das vezes é desperdiçado, com conversas inúteis, com filas, com trânsito, com televisão, com internet (claro, quando você fica navegando à deriva, entrando em tudo quanto que é site, você está desperdiçando tempo) salvo nos momentos de pesquisa, que fique claro!
No quesito rendimento do tempo, temos uma chave essencial, o uso de método da organização, antes de iniciar seu dia, é essencial organizá-lo e fazer a distribuição das porções de forma satisfatória.
Uma porção para cada atividade, lazer e alimentação podem ser unidos, pois andam em parceria, portanto, uma única porção para ambos, ou seja, 03 horas diárias.
Cuidados pessoais e higiene, podemos utilizar ½ porção, o que é suficiente, salvo a ida ao cabeleireiro, dentista, que poderá ser um acontecimento esporádico, lá se vão 1 ½ hora da sua pizza.
Vamos pegar mais ½ porção para atividades como estudar, namorar, dialogar o que não entra no lazer, pois se trata de socialização e relacionamento interpessoais extra horas de lazer.
Chegamos a tão esperada porção, a do trabalho, ainda nos resta 3 ½ porções, o que nos resulta em 10 horas e meia, que fantástico! Sei que na teoria é fácil, mas façamos uma média, o freelances que utilizarem 10 horas diárias para focar no trabalho terão resultados excelentes. Como freelance que sou, sei que nossa labuta muitas das vezes é no conforto do lar, portanto, o tempo gasto em locomoção não é contabilizado no total da nossa pizza.
Da porção do trabalho, precisamos redistribuir novamente, pois entre fazer contatos, abrir e-mails, pesquisar, criar, revisar, é ideal redirecionar novas porções do tempo, tudo bem recheado com disciplina e perseverança. Agora o que temos a fazer é por a mão na massa.
Conheço uma frase célebre de um ótimo pizzaiolo, “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.” Albert Einstein




Angel Ilanah

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como conjugar o verbo amar!



Amar, verbo que se conjuga de várias formas, direta, indireta, no pretérito, no futuro, porém dificilmente no infinitivo, o amar, puro e simplesmente!
A dificuldade em relacionar-se é cada vez mais presente nos dias atuais, pois vivemos num mundo onde o que é rápido e sem conteúdo nos fornece parâmetros para outras questões da vida, transpomos o mundo mercadológico, que foca no Ter, e não no Ser, e somos hipócritas em apontar defeitos alheios, porém não olhamos para dentro de nós mesmos, será que temos a coragem de aceitar o diferente, de nos doarmos sem abrirmos mão de nossas convicções?
Ou somos uma réplica da sociedade vigente, em dias em que o divórcio se faz cada vez mais presente nas famílias, e que casar virou moda, encontramos um paradoxo perfeito, casamos mais para nos divorciarmos mais, ou nos divorciamos mais para casarmos mais? Será que casar é sinônimo de felicidade? Questões que sempre foram presentes no comportamento humano, e que nos leva a pensar sobre o assunto.









Vemos a seguir as diversas formas de amar, em qual será que nos enquadramos?

• Eros, é a paixão, sentimento passageiro, que controla o ser que o vivencia, tem forte envolvimento físico e desejo sexual, acontece de repente pode terminar também de forma espontânea. Quem experimenta esse amor, busca somente um objetivo, ser correspondido pelo ser adorado, se diz que amor Eros, são os casos avassaladores, que influenciam o comportamento normal das pessoas, e as fazem agir como tolas.

• Ágape, que em grego quer dizer, generosidade, consiste em dedicar-se ao outro sem buscar a satisfação própria. A relação no amor ágape, tem como objetivo suprir as necessidades do ser amado, mesmo que em detrimento das próprias vontades e sem ser correspondido. Contenta-se com a alegria do outro, e se sente feliz por isso. Ocorre em sua grande maioria nas relações onde existem infidelidade do parceiro, porém, sublimasse o ocorrido, para que não se perca o ser amado, anulando sua própria felicidade.

• Mania, é a ligação amorosa que tem traços de obsessão e ciúmes em excesso, o indivíduo crê que não é amado em suficiente, e busca provas de amor o tempo todo, como garantia de que é correspondido.


• Ludos, a relação é passageira, sem cobranças, e pode acontecer somente uma vez o encontro entre os indivíduos, o foco está na conquista, e não no ser conquistado, não há compromissos, busca o prazer pessoal sem firmar ligações mais afetivas.

• Storge, podem iniciar à partir de uma amizade, o foco não é na atração física, valores como confiança, respeito e cumplicidade tem maior valia nessa relação amorosa.

• Pragma, amor que prioriza o lado prático das coisas, avalia-se os prós e contras antes de iniciar um relacionamento, a família, o estudo, as vivências do ser candidato a iniciar uma relação amorosa.

Dentro de um relacionamento pode-se encontrar mais de uma forma de amar trabalhando juntas, o essencial é aprender a conviver com o outro, aceitando-o, compartilhando e acima de tudo, respeitando a si mesmo e ao outro.
Angel Ilanah

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como exercitar a mente? Atividades para o autoconhecimento!




Nunca esteve tão em alta a abordagem do assunto relacionado com a temática, mente humana. Vemos cursos, massagens , grupos de estudos, todos em busca de um só objetivo, conhecer e aprender a manipular os poderes da mente.
No decorrer dos tempos, estudos demonstraram que conhecemos pouco a capacidade que é inerente ao ser humano, e que há diversos campos de investigação a serem explorados.
A neurolinguistica, por exemplo, trabalha à partir da reprogramação de esquemas mentais, e possibilita a modificação e expansão da consciência, e o auxílio ao indivíduo na construção da ideia que se tem de mundo.
Façamos uma analogia, imaginemos uma massa de modelar, ela pode se dividida, condensada, expandida e/ou remodelada para a forma que se desejar, assim também é a mente humana, ela também pode ser alterada em sua forma, conteúdo e finalidade.
Na mente, encontramos a psiquê, quem sua constituição se dá à partir das impressões advindas do meio em que habitamos e das relações estabelecidas no decorrer da vida. Captamos sensações, conhecimentos com o auxílio dos cinco sentidos (olfato, visão, tato, audição e paladar); absorvemos “coisas” emprestadas dos outros; conceitos de certo e errado, novo e velho, bonito e feio e assim por diante, todo e qualquer pensamento, é um emaranhado de sensações já percebidas e ideias condicionadas a nossa mente; e se dá num determinado espaço (família, escola, trabalho) e tempo (infância, juventude e maturidade).
Esse empréstimo é feito ora de maneira ativa, com filtro da nossa atenção, selecionando o que devemos acreditar, ora de forma passiva, recebendo informações sem indagar a origem, o motivo e a finalidade da mesma.

• Como exercitar o autoconhecimento?
Iniciar o processo de conhecer a si mesmo, é acionar o botão de start do sistema operacional (mente humana), esse processo se dá, com o exercício de integração mental, com o auxílio de ferramentas como: auto-observação, renovação de conceitos, ajuste de pensamento-autoridade, desconstrução da realidade, dentre outros.
Iniciemos pelo exercício da auto-observação, no que consiste em fracionar o indivíduo em duas personagens, a primeira, o Ser Observador, aquele que terá sua consciência desperta, livre de pré-conceitos e memória, fará anotações e análise do segundo ser, o Ser Observado, o indivíduo em suas atividades habituais, agindo de forma passional e não atento para o que reproduz.



Esse processo em sua essência, consiste em detectar “falhas” no sistema operacional (mente humana), a fim de localizar onde e como se instalou tal pensamento-conceito, como num programa antivírus, deixando-o em quarentena, para estudo do caso, ou excluindo-o por completo, porém há a necessidade de “vacinação” periódica desse sistema, com o foco na atenção, na abstenção do inveterado hábito de memorização, pois o processo deve ser aprendido e não memorizado e por fim alcançando degraus que o conduzam à evolução consciente, o conhecer a si mesmo de maneira plena e serena.
Angel Ilanah

domingo, 17 de abril de 2011

Escrevivendo, a compulsividade da alma!


Desde criança fui amante da leitura, lia tudo, tudo mesmo, devorava outdoors, bula de remédio, nos filmes esperava até o último momento só para ler os créditos finais. O que resultou isso tudo? Anos de psicanálise!? Não! Porém, me tornei uma pessoa compulsiva pela escrita, ás vezes nem percebo, mas minhas mãos vivem manchadas de tinta da caneta, pois só penso mellhor quando escrevo. Claro que um certo dia, fui examinar as questões que me levavam a tanta paronóia, e foi preciso fazer até regressões ao útero e até para outras vidas, e para minha surpresa, não fui nenhum Descartes e nem Shakespeare, descobri que fora uma camponesa,belíssima, diga-se de passagem, e também analfabeta e manca, que apesar de suas limitações, escrevia. Cartas, anúncios, artigos, escrevia com a alma, era poeta trovadora, nascida ao sul da França, fazia da palavra seu escudo e sua lança. Paradoxos e coincidências existem! Só então, à partir daí, pude entender,que ali no fundo, depois daquela curva de dúvidas e pré-julgamentos, reside a alma, cheia de si,serena e conhecedora de nós, do eu verdadeiro. Ali, entendi que não vivo, nem sobrevivo, eu sigo compulsiva, rodeada de livros, cadernos e agendas, autêntica, atenta e pronta para criar, sigo escrevivendo, seguindo o roteiro do meu destino!