domingo, 3 de fevereiro de 2008

Arte subterrânea, intervenção urbana, arte contemporânea

_________Arte Subterrânea, galerias




Assisti recentemente a um programa na TV Cultura, tava eu zapeando os canais, e de repente vejo um rapaz entrando em uns prédios horrendos, abandonados, fiquei olhando pra ver no que ia dar.
O cara ia em cada lugar inusitado, buscando ângulos jamais explorados, percebi que o foco eram as galerias pluviais e locais abandonados, mas bem abandonados mesmo, eu nem sei como ele conseguia entrar ali!
Bem ele é um artística plástico, e vêm empreendendo sua marca na grande metrópole, basta prestarmos atenção pra encontrarmos seus feitos na nossa Sampa terrinha da garoa, do trânsito, da fila, eitcha de tanta coisa, né?!






Pesquisando na net sobre o artista descobri quem ele é:

Zezão, 33 anos, nasceu e sempre morou na cidade de São Paulo.Trabalhou como motorista e motoboy, o que fez com que conhecesse todos os recantos perdidos da cidade e resolvesse interagir com ela, primeiro da forma clássica do graffiti “wild style” e depois desenvolvendo um estilo abstrato derivado do grafismo das letras. O artista intervem na cidade desde 1995 em locais como prédios abandonados, baixos de viadutos, galerias de esgotos e águas pluviais, muros da linha do trem e outros restos de urbanização mal planejada. Usa muito bem o contraste das formas, às vezes azul claras com contorno azul escuro e às vezes numa fumaça multicolorida sobre a superfície deteriorada na qual pinta. Sua atuação como artista urbano logo começou a chamar a atenção tanto de produtores e decoradores, como de críticos de arte, e vieram os trabalhos comerciais, que fizeram com que Zezão passasse a se dedicar exclusiva e profissionalmente à pintura. Fez trabalhos para publicidade, executou cenografias diversas e fez ainda trabalhos institucionais como a famosa pintura da fachada da agência Trianon Masp do Bank Boston para o aniversário de São Paulo. Em 2005 teve sua primeira exposição individual na galeria Choque Cultural e em 2006 participou de coletiva na galeria Fortes Vilaça. Recentemente gravou dois documentários sobre seu trabalho nos subterrâneos da cidade, “O desafio de Zezão” e “No traço do invisível”. Suas últimas pesquisas artísticas seguem um caminho cada vez mais pessoal e consistente, atraindo a atenção de colecionadores e curadores, o que tem lançado o desafio de levar sua arte tão urbana também para galerias e museus.

























Conceito
A arte de Zezão, mais do que estética é uma obra de intervenção urbana, que nos faz pensar na ocupação desordenada e desumana da cidade.Os lugares por onde anda o artista para deixar sua marca são sempre degradados, inóspitos e ignorados pelo cidadão comum, mas em cada um deles existe a memória de outros tempos, mais vivos e felizes , quando ali existia um rio de águas limpas ou uma fábrica que dava sustento a milhares de operários, e Zezão com seu trabalho vai pontuando esses lugares com suas estilizadas caligrafias azuis fazendo-nos notar sua dolorida desolação.Cada “flop” que o artista deixa nesses lugares é um grito de denúncia do abandono do ser humano pelos seus semelhantes, é uma caligrafia que não consegue escrever nada porque uma única palavra é incapaz de definir o que se sente quando se vê o descaso:O que dizer? Vergonha? Saudades?Abaixo o sistema? Tudo parece simplório e os sentimentos são bem mais fortes que palavras. O abstrato azul faz sentir nosso desamparo, profundamente.

site do artista: http://www.artesubterranea.com/



***********************************************



>>>>>>>>>Mais do artista<<<<<<<<<<<


Choque Cultural - Zezão expo - Cidade Limpa

Um comentário:

Elton.Breakout disse...

Mew......axo..legal..isso..portanto..q ñ..vire pichação..alias.é.bom deixar bem..claro..q é um trabalho..artistico......vlw!