quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bauhaus, escola de criatividade!

Foi no início do século XX que Walter Gropius (1889-1969) fundou a maior escola de design de todos os tempos, pioneira em sua essência, esteve a frente de seu tempo. Situada na cidade de Weimar ao leste da Alemanha.
Bauhaus fora pioneira na forma pedagógica adotada na formação acadêmica em arquitetura, pois conseguiu mesclar artes plásticas, desenho industrial, cultura pop, num caldeirão interdisciplinar, termo o qual é utilizado com frequência atualmente nos programas curriculares de ensino.
Casa em construção é a tradução de Bauhaus, Gropius tinha como meta, utilizar a evolução tecnológica adquirida pelo homem em prol de funcionalidade e conforto na construção de objetos, móveis e utensílios variados.
Assimetria, formas geométricas e equilíbrio global como pilares na criação e desenvolvimento de projetos originaram obras preciosas, uma de suas célebres criações, fora a cadeira Bauhaus, desenhada por Marcel Breuer – 1925/26, a qual tem em sua estrutura aço tubular cromado e projeção futurista.
Na construção civil, as fachadas de vidro contínua são muito utilizadas em prédios arrojados em nossa atualidade, as grandes aberturas em residências com função de ampliar a iluminação também foram fruto dessa escola multidisciplinar.
Trabalho em equipe, brainstorm, interdisciplinaridade temas contemporâneos e que há quase um século foram praticados efetivamente.




Ainda hoje podemos ter o privilégio de admirar obras de vanguarda no Museu (Bauhaus Museum) que tem como localização: Am Theaterplatz, Weimar, e funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 18h.
Da próxima vez que se sentar numa dessas cadeiras ou deslumbrar-se com aqueles prédios espelhados belíssimos, lembre-se da escola de criatividade mais produtiva e inovadora que existiu, Bauhaus.

Angéllica Santos
angellicasantos@gmail.com
www.sushidebanana.wordpress.com

Nenhum comentário: