sábado, 23 de abril de 2011

Tempo, saiba utilizá-lo em porções!





É cada vez mais atual cursos, debates e estudos referentes a administração do tempo, todos padecemos do mesmo sintoma, a falta dele, porém há algumas dicas a serem usadas por aquele que como nenhum outro precisa organizar e administrar bem o seu próprio tempo, o trabalhador freelance.
Cronos, na mitologia grega, era a personificação do tempo, este o qual pode ser contado e medido sequencialmente, separados por horas, dias, semanas, meses, anos o qual se perpetuará sendo o mesmo. Mas qual o motivo que nos leva a crer que estamos sempre atrasados ou perdendo a hora? Isso é consequência do mal gerenciamento cronológico das nossas tarefas.
Façamos uma analogia, imaginemos que nosso dia é uma pizza, onde pudéssemos escolher a quantidade de fatias que seriam efetuadas, se escolhêssemos reparti-la em 08 (oito) partes proporcionais, sendo assim 24 (a pizza total) dividida em 08 porções, nos daria o resultado de 03 horas para cada porção, porém é sabido que utilizamos 1/3 do nosso dia para dormir, portanto 24 dividido por 03, resulta em 08h horas, nos restando portanto 16 horas livres para lazer, trabalho, higiene, alimentação e outras tarefas excepcionais.
Já consumimos aí 2 porções e dois terços , restando agora 5 porções e um terço de tempo, como aqui não é aula de matemática, deixemos esses terços para o momento de reflexão sobre a vida! O que nos resta é o suficiente ou não? Vamos analisar a seguir, como utilizar essas 16 horas em média que temos diariamente e distribuir as porções satisfatoriamente para cada atividade.
Se você é um freelance, sabe que no seu dia, uma pizza completa e bem recheada, não lhe satisfaz, não é mesmo! E o que dirá 2/3 dessa pizza então! É temos que fazer o bom uso da sabedoria.
Para fazer com que algo tenha rendimento, poupamos, correto! O nosso tempo muitas das vezes é desperdiçado, com conversas inúteis, com filas, com trânsito, com televisão, com internet (claro, quando você fica navegando à deriva, entrando em tudo quanto que é site, você está desperdiçando tempo) salvo nos momentos de pesquisa, que fique claro!
No quesito rendimento do tempo, temos uma chave essencial, o uso de método da organização, antes de iniciar seu dia, é essencial organizá-lo e fazer a distribuição das porções de forma satisfatória.
Uma porção para cada atividade, lazer e alimentação podem ser unidos, pois andam em parceria, portanto, uma única porção para ambos, ou seja, 03 horas diárias.
Cuidados pessoais e higiene, podemos utilizar ½ porção, o que é suficiente, salvo a ida ao cabeleireiro, dentista, que poderá ser um acontecimento esporádico, lá se vão 1 ½ hora da sua pizza.
Vamos pegar mais ½ porção para atividades como estudar, namorar, dialogar o que não entra no lazer, pois se trata de socialização e relacionamento interpessoais extra horas de lazer.
Chegamos a tão esperada porção, a do trabalho, ainda nos resta 3 ½ porções, o que nos resulta em 10 horas e meia, que fantástico! Sei que na teoria é fácil, mas façamos uma média, o freelances que utilizarem 10 horas diárias para focar no trabalho terão resultados excelentes. Como freelance que sou, sei que nossa labuta muitas das vezes é no conforto do lar, portanto, o tempo gasto em locomoção não é contabilizado no total da nossa pizza.
Da porção do trabalho, precisamos redistribuir novamente, pois entre fazer contatos, abrir e-mails, pesquisar, criar, revisar, é ideal redirecionar novas porções do tempo, tudo bem recheado com disciplina e perseverança. Agora o que temos a fazer é por a mão na massa.
Conheço uma frase célebre de um ótimo pizzaiolo, “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.” Albert Einstein




Angel Ilanah

5 comentários:

Ana disse...

Muito bom o seu post. Digamos que eu não saiba dividir bem o meu tempo. E hoje vejo, estamos no final de abril, em menos de dois meses já é o vestibular e cade que eu ocupei meu tempo estudando?
enquanto não trabalho, deixo as 10 1/2 da pizza para o estudo, mas eu bem que perdi meu precioso tempo com atividades futeis. E para termos resultados é só saber dividir bem o tempo, estabelecendo uma boa rotina, só assim para conseguir organizar minha vida.

Mas é isso ai, a partir de segunda, (hehe) lá vai minha parte da pizza para estudar.

Natasha Piervy disse...

Olá nós do blog Madness agradecemos sua visita, já estamos te seguindo.

O maldito tempo sempre nos prejudicando mas ao mesmo nos ajudando de alguma forma.

George Luiz disse...

Bem sábio este teu post!Parabens!
http://juventudeinformada.blogspot.com/

Macaco Pipi disse...

AINDA MAIS SE VC É UM EMPREENDEDOR DE SERVIÇOS
O TEMPO É MAIS QUE TUDO!

Author Dois disse...

Seu blog é uma delicia.
Vou voltar mais vezes.
Bjus

http://villacosmetica.blogspot.com